Quando falamos em migração podemos falar em:

1-

Emigração: Um individuo sai do seu pais de origem.

Imigração: Um individuo entra em um país estrangeiro.

2-

Internas: Dentro do próprio país.

Externas ou internacionais: Quando há deslocação entre países.

3-

Temporária: Por tempo limitado.

Permanente: Para sempre.

4-

Sazonal ou transumância: De acordo com a estação ou época do ano, comum em povos nómadas.

5-

Êxodo rural: Quando populações que habitam no campo se deslocam para regiões urbanas.

Êxodo urbano: Quando populações que habitam na cidade se deslocam para regiões rurais.

6-

Nomadismo: Quando um grupo de pessoas não tem uma morada fixa, mudando de residência muitas vezes seguindo razões específicas.

7-

Espontânea ou voluntária: Que acontece de maneira planeada e por vontade própria.

Forçada: Quando as pessoas são forçadas a abandonar as suas casa, passando a ser chamados de refugiados.

Existem várias causas para a emigração, que geralmente pode ser classificadas em causas:

Socioculturais: Deslocação de vários tipos diferentes de pessoa por razões sociais e culturais, podendo ser apenas como forma de realização pessoal.

Politicas: Quando alguém se movimenta por questões políticas, podendo ter a ver com perseguições vindas do governo ou politicas que o põem em risco a ele ou aos direitos humanos, guerras, ou apenas com o facto de um governo ser mais ou menos liberal.

Religiosas: quando alguém se movimenta por perseguições religiosas, normalmente devido à não aceitação de um credo diferente do dominante.

Naturais: Quando alguém se movimenta seguidamente a desastres naturais, pode se tornar um motivo mais frequente com as alterações climáticas.

Económicas: Quando alguém se movimenta para conseguir ganhar mais dinheiro ou adquirir melhores condições monetárias e melhores condições de vida em regiões de desenvolvimento mais elevado.

Ao longo da história puderam ser observados vários tipos de migração. No inicio da humanidade, os povos habitavam apenas em certas partes de África, mas sendo nómadas, com o tempo foram se espalhando por todo o globo. Com a formação dos países, estes queriam mais territórios, conquistando e colonizando novos locais, por vezes criando colónias ou até edificando novos reinos, para onde eram enviadas as populações do país original para que pudessem aproveitar os recursos e manter a soberania sobre o local conquistado. Vale também mencionar que por vezes eram enviados escravos para essas novas colónias vindos de outros locais e que isso também representa uma forma de migração forçada. Em busca de espalhar a sua fé e religião, muitos também se movimentaram pelo globo, fixando-se em diferentes locais ou ficando lá apenas temporariamente. Ao longo da história da humanidade, também pudemos observar vários tipos de diáspora, como por exemplo a diáspora judaica, caracterizadas como a movimentação de uma massa populacional, normalmente de forma forçada. Com os avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações, as pessoas puderam começar a viajar mais facilmente e a poder conhecer novas partes do globo, por vezes e por vários motivos, preferindo ficar nesses novos locais, sendo agora a mi9gração uma coisa cada vez mais comum.

Comentários